Início Arquitetura Guia Completo: Como Escolher as Melhores Cores para Sua Cozinha

Guia Completo: Como Escolher as Melhores Cores para Sua Cozinha

Deixe os tons de branco e bege para trás, está na hora de ousar no momento de escolher a cor para a sua cozinha

Por Fiona Bornhöft*

Descubra como escolher as melhores cores para a cozinha, levando em consideração luz, espaço e tendências de design. Transforme sua cozinha em um ambiente acolhedor e moderno!


As cores para pintar a cozinha evoluíram. Este cômodo deixou de ser apenas um espaço funcional para cozinhar e preparar alimentos; agora, é o centro da casa, como mostram as tendências deste ano. Cada vez mais populares, as cozinhas abertas e as ilhas independentes estão se integrando às salas de estar, transformando-as em uma ampla área social. Paralelamente, observa-se um afastamento dos conceitos de cozinhas estéreis, dando lugar a cores vivas e detalhes expressivos.

Deixemos as tendências de lado por um momento. “Porque elas sempre passam rápido demais”, resume a designer de interiores berlinense Ester Bruzkus. “Materiais de alta qualidade, pedras naturais expressivas e revestimentos coloridos sempre chamam atenção e trazem alegria”. Mas como escolher a cor certa para a cozinha? E que papel desempenham a quantidade de luz e o tamanho do ambiente? Quais são as melhores cores para pintar esse cômodo?

A cor ideal para a cozinha deve estar alinhada ao conceito geral

Segundo Bruzkus, a escolha da cor da cozinha deve estar em harmonia com o conceito geral. No projeto The Kastle, por exemplo, as frentes, estantes, móveis e painéis são em carvalho claro — Foto: Jens Boesenberg

“Em primeiro lugar, a cozinha deve sempre ser considerada parte do conceito geral do apartamento ou da casa”, recomenda Bruzkus. Isso é especialmente importante no caso de cozinhas abertas. “Em nosso projeto The Kastle, todos aos revestimentos de armários, estantes, painéis de parede e móveis da cozinha são feitos em carvalho claro”. De modo geral, esse tipo de conexão no espaço pode ser criado a partir das cores das paredes, das portas coloridas ou de detalhes recorrentes na cozinha.

O mesmo princípio pode ser aplicado a cozinhas que dividem um móvel com outro ambiente, como uma estante, uma porta oculta ou uma despensa. “Nesse caso, a cozinha deve adotar a mesma linguagem visual do móvel embutido para não se destacar visualmente”, explica Bruzkus.

No entanto, se a cozinha estiver em uma área independente, separada por uma porta e uma parede, o espaço oferece muito mais liberdade. A regra aqui é clara: vale tudo o que agradar o seu gosto pessoal. “O principal é que os materiais sejam divertidos”, afirma Bruzkus.

A escolha da cor depende da luz

Especialmente em espaços com pouca luz, as cores intensas e escuras criam uma atmosfera elegante — Foto: Roberto Rieger

Além do conceito geral do apartamento ou casa, é fundamental considerar a luz disponível na cozinha. Segundo Bruzkus, um ambiente escuro se beneficia de cores intensas e profundas. Por outro lado, uma cozinha banhada por luz solar fica incrível com frentes de madeira clara ou tons pastéis suaves. “Em um ambiente com pouca luz, eu escolheria uma cor intensa e escura para criar uma impressão elegante”, explica Bruzkus. “Adicione superfícies metálicas brilhantes ou espelhos para valorizar ainda mais o espaço”, o que também cria contrastes. “Quente e frio, grosso e fino, suave e áspero, claro e escuro: no final, trata-se sempre de variar. Isso permite criar uma composição única e, consequentemente, um diferencial exclusivo para o design e o projeto”. Essa é a melhor abordagem para escolher as cores para pintar a cozinha.

O tamanho do ambiente não desempenha um papel importante

A boa notícia é que, ao contrário da quantidade de luz, o tamanho do ambiente geralmente não influencia na escolha das cores para pintar a cozinha. Espaços pequenos não precisam ser simples ou sem graça. Mesmo com espaço limitado, a bancada, os armários e o backsplash oferecem área suficiente para explorar diferentes materiais e texturas.

E qual cor escolher para a cozinha?

Na hora de selecionar uma cor específica, Bruzkus afirma que tudo é válido, desde que se leve em consideração o contexto existente. “Eu prefiro quando tudo segue uma única cor. Na minha casa, por exemplo, a pedra lavada que projetamos está presente na bancada, no backsplash e nas prateleiras”. A designer de interiores berlinense não se prende muito às tendências, mas, se tivesse que decidir agora, “combinaria metais frios e reflexivos com uma superfície de madeira quente”.

Fonte: casavogue.globo.com

Link da Matéria: https://casavogue.globo.com/smart/noticia/2024/11/como-escolher-as-melhores-cores-para-a-cozinha.ghtml

Palavras-Chave: cores para cozinha, escolher cores cozinha, design de interiores cozinha, tendências de core, decoração de cozinha

Receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Deixe aqui seus dados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui