Paris é uma das cidades mais deslumbrantes do mundo, repleta de monumentos de arquitetura, sendo um verdadeiro museu a céu aberto. Este ano de 2024, os visitantes e fãs do esporte acompanham os Jogos Olímpicos enquanto podem conferir também um pouco da história da engenharia da capital francesa através das suas maiores obras-primas. Neste artigo do Engenharia 360, vamos embarcar em uma jornada pela cidade-luz, explorando esse destino imperdível.
Torre Eiffel
Começamos este texto com o maior ícone da engenharia francesa. A Torre Eiffel, projeto de Gustave Eiffel, Maurice Koechlin, Émile Nouguier e Stephen Sauvestre foi construída para a Exposição Universal de 1889 e é considerada um dos feitos de tecnologia que mais desafiou as convenções da época. Sua estrutura treliçada e aerodinâmica de mais de 300 metros de altura é composta de 18.038 peças de ferro forjado e pesa 10.100 toneladas, em modelo reticulado próprio para construções altas e resistentes a ventos fortes.
A construção exigiu habilidades técnicas, utilizando métodos inovadores de montagem de obras metálicas. Era para ter sido desmontada depois de 20 anos, mas sua utilidade como torre de comunicação garantiu a permanência. Hoje, recebe milhões de visitantes anualmente e continua a ser uma maravilha tecnológica.
Palácio do Louvre
O Louvre, de arquitetura renascentista, é o maior museu do mundo. Ele abriga um dos mais famosos museus de arte, com uma coleção que abrange mais de 9 mil anos de história da humanidade em 652.300 m² de área. O mesmo foi construído originalmente no século XII (ainda na Idade Média) para ser uma fortaleza, transformado como palácio e, finalmente, em museu em 1793.
Vale desatacar que a famosa pirâmide do Louvre foi projetada pelo arquiteto I.M. Pei e inaugurada em 1989. Ela é composta de 673 painéis de vidro e destaca a entrada principal do museu. Trata-se de um exemplo notável de engenharia moderna integrada a um edifício histórico.
Catedral de Notre Dame
A querida Notre Dame, localizada na Île de la Cité, é um dos mais importantes exemplos de arquitetura gótica – destaque para suas abobadas de ogiva, arcobotantes e vitrais, além de outras soluções de geometria física e engenharia. Ela foi construída entre 1163 e 1345. Já abrigou um dos maiores órgãos do mundo. E apesar do incêndio devastador de 2019, que destruiu parte de seu telhado e a famosa flecha, a estrutura permanece resistindo no horizonte de Paris.
Arco do Triunfo
A história da engenharia de Paris também ficou marcada pela construção do Arco do Triunfo, no centro da Praça Charles de Gaulle, entre 1806 e 1836. Projeto do arquiteto Jean Chalgrin para homenagear as vitórias militares de Napoleãom, a estrutura neoclássica de aço de 50 metros de altura e 45 metros de largura foi erguida sobre quatro pilares maciços adornados com inúmeras esculturas, exigindo técnicas avançadas de engenharia, como cálculos precisos de estabilidade e a utilização de andaimes e guindastes.
Panteão
O Panteão de Paris, em estilo neoclássico, projeto de Jacques-Germain Soufflot, foi inspirado no Panteão de Roma – destaque para suas abóbadas e arcadas, além da cúpula de 83 metros de altura sustentada por um tambor e por pendentes. Originalmente essa construção aconteceu entre 1758 e 1790, serviu como igreja dedicada a Santa Genoveva. Depois foi transformado em um mausoléu no final do século XVIII.
Ponte Alexandre III
Agora um exemplar elegante do Art Nouveau. A Ponte Alexandre III, projeto dos engenheiros Joseph Cassien-Bernard e Gaston Cousin, foi construída em aço revestida em pedra e bronze entre 1896 e 1900 para a Exposição Universal de 1900, simbolizando as relações de amizade entre França e Rússia na época. Seus detalhes decorativos encantam demais, com esculturas ornamentais e mais detalhes dourados.
Pont Neuf
O Pont Neuf é a ponte mais antiga de Paris e a primeira ponte feita em pedra na cidade, com muita resistência e durabilidade. Ela foi construída no final do século XVI. E é exemplo de arquitetura renascentista, sendo ponto disputado para a contemplação da cidade.
Pont de Bir-Hakeim
No 15º arrondissement de Paris, a Pont de Bir-Hakeim em aço, projeto dos engenheiros Jean Résal e Amédée d’Alby, é uma ponte ferroviária e de pedestre. Ela foi construída entre 1902 e 1905 e se destaca por suas torres elegantes e detalhes geométricos.
Viaduto de Millau
O Viaduto de Millau, construído entre 2001 e 2004, é um importante exemplo de estrutura de ponte estaiada do mundo, em concreto e aço. Sua engenharia é impressionante. Idealizada pelos engenheiros Michel Virlogeux e Norman Foster, tem 343 metros de altura e é considerada obra-prima da modernidade.
Ópera Garnier
A Ópera Garnier, projeto do arquiteto Charles Garnier, é um teatro de ópera suntuoso, um dos mais famosos do mundo. Foi construído entre 1861 e 1875 em estilo neorrenascentista. E chama atenção sua grande cúpula, auditório e sistemas de ventilação avançados para época.
Grand Palais
Às margens do rio Sena, o Gran Palais, em estilo Beaux-Arts, projetado pelos arquitetos Henri Deglane, Albert Louvet, Albert Thomas e Charles Girault é um palácio de exposições impressionante. A engenharia de sua estrutura é notável, com grande cúpula de vidro e elementos de aço.
Centre Pompidou
Para fechar esta lista de engenharia de Paris, não poderíamos deixar de citar o Centre Pompidou, ícone de arquitetura moderna, abrigando o maior museu de arte moderna da Europa, além de uma vasta biblioteca pública. Projetado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, este edifício revolucionou a história da engenharia por seu design inovador, abordagem inerte e lógica tradicional, exibindo estruturas e sistemas no exterior. Já no interior, apresenta vastos espaços flexíveis, muito bem adequados para as exposições contemporâneas.
Enfim, Paris é uma cidade admirável, sobretudo para quem ama design. Cada esquina guarda um marco turístico e cultural que já testemunhou diversas realizações humanas – criativas, desafiantes e triunfantes – ao longo dos séculos. Visitar esses monumentos é uma viagem pela história da engenharia e da arquitetura, revelando a verdadeira essência da Cidade Luz.
Fonte: engenharia360.com
Link da Matéria: https://engenharia360.com/as-maravilhas-da-engenharia-de-paris/
Receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Deixe aqui seus dados!