Início Uncategorized Neuroarquitetura em centros de reabilitação, quais os benefícios?

Neuroarquitetura em centros de reabilitação, quais os benefícios?

Como ambientes bem planejados podem afetar a saúde mental e física de atletas.

Luz do Sol, móveis ergonômicos, uma boa acústica. Podem parecer apenas elementos de eficiência para um escritório, mas eles também fazem um bem neurológico significativo.

Esse é o conceito da neuroarquitetura, base de estudos da neurociência que analisa os efeitos de ambientes físicos no comportamento humano. Apesar de bem-estar e conforto serem fatores muito considerados, o efeito pode ir muito além.

Quando a AKMX Arquitetura e Engenharia desenvolveu o projeto arquitetônico da décima unidade Vita do Grupo Fleury, localizada em frente ao Parque Ibirapuera, os conceitos de neuroarquitetura foram utilizados para criar um ambiente que pudesse colaborar com a performance de tratamento dos esportistas.

De acordo com a diretora de criação da AKMX, Denise Moraes: “A unidade Vita se contrasta aos tradicionais centros médicos e de reabilitação esportiva, comunicando um novo estilo vida e promoção a saúde”.

O espaço conta com serviços de performance esportiva (análise biomecânica da corrida), reabilitação esportiva (fisioterapia e massagem), medicina e cardiologia do esporte, nutrição e ortopedia. Apesar disso, o foco não é em ser um simples “centro de recuperação”, e sim um ambiente plural de bem-estar dos indivíduos.

Essa visão é compartilhada com a fisioterapeuta e gestora da unidade Vita Parque Ibirapuera, Andreia Miana, que afirma que “a busca não deve ser somente para tratar a dor depois de lesionado, mas sim um lugar que as pessoas cuidem da saúde como um todo”. A exemplo, ela cita recuperação ativa, consultas nutricionais, avaliações de performance de corrida ou bicicleta que contribuem para a diminuição do risco de lesões. 

As diretoras de operações e criação estarão presentes no evento para falar sobre as mudanças dos espaços de trabalho com o modelo de presença híbrido, a integração entre bem-estar e design, sustentabilidade e neuroarquitetura.

Fonte: Infra FM

Link: https://infrafm.com.br/Textos/4/23371/Neuroarquitetura-em-centros-de-reabilitacao-quais-os-beneficios-

Receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Deixe aqui seus dados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui