Início Uncategorized Inteligência Artificial causa receio em brasileiros que temem novidades, diz pesquisador

Inteligência Artificial causa receio em brasileiros que temem novidades, diz pesquisador

Por: Lucas Tavares

O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem despertado a curiosidade de muitas pessoas em relação ao tema, ainda pouco explorado. Do ChatGPT aos aplicativos de edição e criação de imagens e até mesmo às tentativas de golpe faz com que alguns fiquem desconfiados com a nova tecnologia.

O fato é que, assim como a maior parte das invenções humanas, a IA tem seus pontos positivos e negativos, conforme explicou Henrique Valle de Lima, graduado em Engenharia de Computação e mestre em Ciência da Computação, à Rádio Manchester, nesta sexta-feira (02).

Segundo ele, a primeira imagem que a população tem desse conceito é oriundo do que é vendido nos filmes, com robôs que tomam consciência de si mesmos e se revoltam contra a humanidade. Porém, na vida real, não é bem assim.

“Nós estamos falando de uma IA que não tem toda essa capacidade, por enquanto. A gente ainda não tem o maquinário, as peças que vão atuar nesse sistema, propiciando que ele tenha esse tipo de capacidade. Hoje o que a gente tem são sistemas que conseguem aprender a partir de conjuntos de dados e simular ações humanas”, destacou Henrique.

O pesquisador cita as diversas aplicações já existentes, como as assistentes pessoais do Google, do iPhone e a própria Alexa, que ganhou popularidade durante a pandemia de Covid-19. Toda essa tecnologia pode ser utilizada para diversos fins.

“Nós temos muitos problemas com a IA também, na verdade, desde o surgimento da humanidade, tudo que é criado é usado para o bem e para o mal. Então, quando a gente fala em IA, tem muita caindo em muito golpes por conta dessa tecnologia”, alertou.

“Vi o relato de uma menina que recebeu uma ligação por vídeo da mãe pedindo dinheiro, mas ela teve a destreza de perguntar o nome do vizinho, do cachorro, para confirmar se era a mãe mesmo, foi quando ela entendeu que aquilo era a imagem e a voz da mãe em bandidos se passando por ela e tentando aplicar golpes. Hoje não tem aquele negócio de ‘perdi o número do WhatsApp, salva o novo”, destacou.

Outro fator que causa desconfiança em algumas pessoas está relacionado a tradição cultural do país. Segundo o professor, a absorção de novidades tecnológicas é mais complexa em países que estão “à margem” desse desenvolvimento.

“O Brasil tem um pouco mais de resistência à tecnologia porque nós não estamos imersos nas fontes de criação de tecnologias. As grandes tecnologias geralmente são criadas fora do Brasil, apesar de hoje estarmos despontando na criação desses conjuntos tecnológicos também”, ressaltou.

De acordo com Henrique, cada vez mais essa realidade fará parte da vida dos brasileiros. “Na educação já estávamos discutindo a possibilidade de aulas híbridas, por exemplo, mas a pandemia acelerou esse processo, havia a necessidade de continuar o processo educacional, mas cada um em algum lugar, geograficamente separado”, relembrou as aulas via internet.

“Alguns restaurantes na China, por exemplo, não têm garçons mais, são robôs que levam os pedidos. Robôs muito bem humorados, que nunca estão de mau humor, porque não tem boleto para pagar e estão sempre muito felizes”, brincou.

Fonte: DM Anápolis

Link: https://www.dmanapolis.com.br/noticia/59453/inteligencia-artificial-causa-receio-em-brasileiros-que-temem-novidades-diz-pesquisador

Segundo Henrique Valle, a primeira imagem que a população tem desse conceito é oriundo do que é vendido nos filmes

Receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Deixe aqui seus dados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui