Sabe-se que a distância entre os Emirados Árabes Unidos e a Índia é de 1803 km. Atualmente, esse trajeto pode ser feito de avião, um voo que, alías, dura 3 horas e 20 minutos de duração. Porém, um grupo de engenheiros está propondo a construção de uma estrutura para trem-bala subaquático ligando essas nações.
Então, saindo de um destino a outro, viajando a 1.800 km/h nesse trem-bala, se levaria somente duas horas para completar o trajeto. Não é incrível? Quase inimaginável, concorda? Mas não para a Engenharia! Veja a seguir!
Os planos para o túnel subaquático
O desenvolvimento do projeto de trem-bala subaquático entre os Emirados Árabes e a Índia está sendo liderado pela National Advisor Bureau Limited. A previsão é da construção de um túnel debaixo d’água com 1.800 quilômetros de extensão ligando as cidades de Fujairah e Mumbai, duas importantes regiões estratégicas para o comércio e cultura global. Imagine a capacidade da Engenharia, nesse caso, de enfrentar as forças e outras características ambientais das profundezas do mar.
Claro que ainda é preciso avançar muito no detalhamento dessa proposta – por hora conceitual. Mas, desde já, essa integração entre nações, é considerada uma façanha tecnológica.
Se esse trem-bala subaquático chegar a existir, deve haver uma promoção na cooperação entre Emirados Árabes e Índia, principalmente com o comércio bilateral facilitado pela conclusão dessa obra e início das operações de transporte. São previstos muitos benefícios socioeconômicos, como geração de empregos, desenvolvimento regional e fortalecimento de laços entre os povos.
A engenharia por trás do projeto de trem-bala subaquático
Antes de tudo, vale dizer que se existe uma nação do mundo que não teme desafios de Engenharia é a dos Emirados Árabes Unidos. Lembrando que neste ponto do mundo que está localizado o imponente Burj Khalifa, a mais alta estrutura, o maior arranha-céu já construído pelo ser humano, com 828 metros de altura e 160 andares. Então, um túnel para trem-bala subaquático seria só mais uma megaestrutura nesta lista de conquistas.
De acordo com uma proposta preliminar, seriam construídos dois grandes tubos de concreto, suspensos e submersos, correndo em paralelo sob as águas do Oceano Índico. Estruturas flutuantes garantiriam a estabilidade do sistema, enquanto os compartimentos dentro dos tubos seriam designados para comboios, cargas, petróleo, gás e até mesmo água. Para isso, deve ser empregada tecnologia de ponta, resistente à corrosão e capaz de suportar a pressão das águas profundas.
Apesar da empolgação, o projeto do tal túnel e trem-bala subaquático deve enfrentar desafios. A começar pelo alto custo de execução e impacto ambiental. Por isso é que o planejamento precisa ser tão meticuloso! Especialmente o trem deve ser a vácuo, num modelo que atinja velocidades estimadas entre 600 e 1.000 km/h.
Outros pontos importantes
Ao percorrer os trechos flutuantes, os viajantes devem contemplar vistas incríveis do mar. Mais do que isso, poderia vislumbrar o futuro, mais conectado, próspero e repleto de possibilidades para as engenharias. O túnel Emirados Árabes-Índia pode ser a melhor confluência da imaginação humana e da tecnologia avançada, inspirando projetos similares em todo o mundo. Aguardamos ansiosamente por mais novidades sobre este projeto visionário!
Fontes
Texto: Redação 360
Foto: PRNewsfoto, National Advisor Bureau Limited, reproduzida de IGN Brasil
Link da matéria: https://engenharia360.com/projeto-de-trem-bala-subaquatico-emirados-india/
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