A Sociedade Americana de Química (ACS, do inglês American Chemistry Society) selecionou uma estudante da UFMG para participar de sua conferência anual para treinamento de lideranças. Camila Lima é graduanda do curso de Química e se candidatou por meio do grupo de extensão ACS Student Chapter UFMG.
A ACS conta com mais de 200 braços pelo mundo, incluindo a UFMG. Camila foi uma dos 15 jovens selecionados entre candidaturas provenientes do mundo todo para participar da conferência anual de treinamento de lideranças da ACS, o Leadership Institute.
Antes de ser escolhida pela ACS, Camila foi selecionada entre os participantes do Student Chapter pelo professor-orientador do grupo, Diogo Vidal. Ela faz parte do grupo há sete meses, mas já acompanhava as atividades desde o início da sua graduação. Hoje ela é uma das responsáveis por esses eventos, além de compor a diretoria de marketing e comunicação.
“Participarei de rodas de conversa, workshops sobre liderança, inovação, comunicação e sessões de network com outros profissionais da minha área. Uma ótima oportunidade que, com certeza, ajudará na construção da minha carreira”, disse Camila sobre suas expectativas para o evento.
“É muito importante a participação dos alunos da graduação em projetos de extensão e eventos de divulgação científica, principalmente para nós, alunos de uma instituição federal. Além de aprimorarmos nossa formação, também damos à sociedade o retorno do investimento que é feito em nós, mostrando as grandes coisas que são construídas por meio da ciência”, afirma a graduanda, que pretende transformar o conhecimento adquirido no treinamento em capacitações para outros estudantes
O grupo de extensão, atualmente sob orientação do professor Diogo Vidal, é um dos três Student Chapters da ACS no Brasil. Sediado no Departamento de Química, atua principalmente na divulgação científica e na formação de jovens cientistas na UFMG. Reúne 28 membros, entre graduandos dos cursos de Química, Física, Ciências Biológicas e Engenharia Química.
Desde seu início, em dezembro de 2017, o Student Chapter já organizou mais de 30 eventos e atividades para as comunidades interna e externa à UFMG, como o simpósio para jovens cientistas e o evento Química faz bem, em parceria com o Museu das Minas e do Metal.
As atividades do grupo também contribuem para a formação constante de seus membros, estimulando-os a desenvolver habilidades que não fazem parte dos currículos de graduação, como liderança, criação e desenvolvimento de projetos em equipes complexas, busca de financiamento e estrutura organizacional hierárquica, entre outras.
Fontes
Texto: Maria Gabriela Lara/Divulgação UFMG
Foto: Student Chapter UFMG/divulgação
Link da matéria: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/aluna-da-ufmg-participa-de-encontro-da-sociedade-americana-de-quimica-nos-eua
Receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Deixe aqui seus dados!